TÉCNICO EM ENFERMAGEM: Uma profissão de dedicação e amor ao próximo


TÉCNICO EM ENFERMAGEM: Uma profissão de dedicação e amor ao próximo

O Técnico em Enfermagem é responsável pela atuação em funções básicas de manutenção e prevenção da saúde. É um profissional fundamental na área da saúde, pois ele atua em contato direto com a população em momentos de atendimento em hospitais e instituições do segmento.

Fazer o Curso Técnico em Enfermagem não é para qualquer um, é para quem tem carinho, cuidado, dedicação e atenção, para quem realmente gosta e tem o dom de cuidar do próximo. Exercer esta profissão é saber que nem todos os dias serão maravilhosos, mas, mesmo assim, com um sorriso no rosto, pode-se enfrentar as batalhas do dia a dia, colocar-se no lugar do outro e pensar que um sorriso ou um simples “bom dia” pode ser o remédio de que o paciente precisa. Mas, para ser um bom técnico, não basta apenas cuidar das pessoas, é necessário ser responsável com o trabalho e consigo mesmo, evitando problemas e sendo verdadeiro na atividade.

Precisa-se ter consciência de que ser um técnico em enfermagem requer, acima de tudo, conhecimento, pois se trabalha com a vida, com pessoas que podem ser o pai, a mãe, a avó ou o avô de alguém. Por isso, é extremamente importante que os técnicos sejam capacitados para exercer corretamente sua profissão, mantendo as coisas dentro de uma ordem. Além disso, ao escolher essa profissão, trabalha-se com o objetivo de melhorar o estado físico e emocional dos pacientes, lhes proporcionando um ambiente acolhedor e agradável. As vezes a dor não se cura somente com medicamentos, mas com outras habilidades que os técnicos em enfermagem serão preparados para administrar na sua profissão. Ser um técnico em enfermagem também é ter a consciência de que a cada dia obtém-se um novo aprendizado, que a ajuda mútua o fará uma pessoa melhor.

Assim, exercer a profissão de um técnico de enfermagem requer conhecimento, prática nas condutas, respeito e amor pelo próximo, saber ouvir os pacientes e, principalmente, explicar qual será o procedimento a ser realizado naquele momento. Portanto, exige-se dedicação, cuidado, disposição, sacrifício e, acima de tudo, vocação. Sem esses atributos jamais se conseguiria servir da melhor maneira, pois muitas vezes abre-se mão de interesses pessoais para se dedicar inteiramente a um paciente que precisa de cuidados. Durante as noites em claro, nos chamados plantões, esses profissionais são capazes, por um momento, de colocar em segundo plano a sua própria família e se envolverem em um caso que requer atenção. A família, por sua vez, é a base da profissão, pois apoia e incentiva para enfrentar as batalhas de um dia estressante suportado com empatia, visando amenizar a dor dos pacientes.

Ao fazer um bom trabalho, o profissional não ajuda apenas um paciente, pois pode haver outras pessoas dependentes dele, que também serão beneficiadas. Deve-se ter em mente que o bem feito pelo próximo será de alguma forma compensado, ou seja, é importante fazer para os outros aquilo que se gostaria que fizessem por si ou por alguém muito querido.

Haverá dias em que será preciso deixar as próprias emoções e problemas de lado e mostrar-se forte aos pacientes. Na área da saúde, pode-se considerar que a profissão advém de um dom pessoal e, por que não dizer, divino, dando, assim, coragem e um amor imenso para cuidar e ajudar na recuperação da saúde. Além disso, é uma carreira que requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois trabalhar nessa área é diferente de tratar de objetos sem vida, uma vez que trata-se do corpo vivo. É uma das artes; pode-se dizer, a mais bela: lidar com o ser humano. Enfim, é a arte de cuidar incondicionalmente, é cuidar de alguém que nunca se viu na vida, mas, mesmo assim, ajudar e fazer o melhor por ela. Não se pode fazer isso apenas por dinheiro. Isso se faz por e com amor.

Além de profissional, o técnico em enfermagem é um ser humano, que pode falhar, é imperfeito em uma máquina perfeita, que é o corpo humano. Sendo profissional da saúde, atende-se o início da vida e o final dela. É a ajuda e o descanso para a dor da alma e do corpo. Apesar disso, ser técnico em enfermagem no Brasil muitas vezes é não ter o devido reconhecimento, ser desvalorizado, já que alguns pensam que ele deve ser tratado como subalterno ou que ele deve obediência aos médicos.

Ética profissional e empatia: esses dois pesos devem ser colocados na balança e nivelados na mesma proporção. Teoricamente, é algo que parece ser muito fácil ter empatia e ter ética profissional, porém, na prática, na pressão, no esgotamento emocional e físico, é muito mais difícil do que se pensa. É necessário estar realmente focado e reconhecer o seu limite para conseguir executar o serviço da melhor maneira. Na maioria das situações, o profissional encontra as pessoas na fase em que elas estão mais vulneráveis e, mesmo que nem sempre receba o reconhecimento ou o respeito, deve passar confiança e convicção. Portanto, o técnico em enfermagem quase todos os dias será testado e cabe a ele aprender a lidar com a situação da melhor maneira possível. Dessa forma, a profissão inspira amor e cuidado pelo próximo e pela própria saúde mental e física. Trata-se de vestir-se de alma e coração!

Autores: Turma da Disciplina de Português Instrumental –  1º SEMESTRE –
02/03/2020 a 30/07/2020

Professora: Luzia Klunk

Compartilhe este artigo: