Nota Técnica Lumecep- Coronavírus


Nota Técnica Lumecep- Coronavírus

ORIENTAÇÕES SOBRE O NOVO CORONAVÍRUS

Em 11 de março de 2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, é uma pandemia. Devido o vírus ser altamente contagioso rapidamente se espalhou pelo mundo, em algumas semanas já estava nos 5 continentes.

O momento é de prudência, não de pânico. No entanto, medidas preventivas devem ser adotadas por toda população. Na região do Vale do Taquari, até o momento, não há casos confirmados do novo coronavírus, porém, já foram registrados casos da doença respiratória no Rio Grande do Sul.

Como forma de conter a transmissão do vírus e auxiliar na prevenção da doença, a LUMECEP divulga medidas orientativas de como os alunos, corpo docente e demais profissionais da Escola devem agir:

-Lavar as mãos sempre com água e sabão com frequência.

-Limpar as áreas de maior contato como maçanetas, celulares, mesas.

-Utilizar o álcool gel sempre que possível.

-Ao tossir e espirrar, utilizar lenços de papel ou então cubra o nariz e a boca preferencialmente com o braço.

-Mantenha ambientes arejados.

-Evite aglomeração de pessoas (distância ideal 2m).

-Evite aperto de mãos e cumprimentos no rosto, pratique o cumprimento com um sorriso.

-Evite tocar em seus olhos, boca e nariz sem que suas mãos estejam limpas.

-Evite o uso compartilhado de chimarrão, copos, canudos e garrafas de água.

-Alunos, professores e demais profissionais que apresentarem qualquer caso de doença respiratória não devem frequentar a instituição.

-O uso de máscara cirúrgica é indicado para pessoas portadoras de doenças respiratórias ou de doenças que causem redução em sua imunidade.

 

COMO OCORRE A CONTAMINAÇÃO:

O novo coronavírus – COVID19 é um tipo de infecção respiratória, causada por vírus, semelhante aos resfriados e às gripes comuns. A contaminação pode ocorrer a partir de gotículas de secreção de pessoa doente, pela tosse, espirro e saliva, e também por urina e fezes. O contágio ocorre quando estas gotículas entram em contato direto com as mucosas (narinas, boca e olhos) da pessoa saudável, o que ocorre com frequência ao tocar superfícies contaminadas e depois levar o vírus com as mãos para os olhos, nariz e boca. A transmissibilidade ocorre em média até 7 dias após o início dos sintomas.

GRUPOS VULNERÁVEIS:

Idosos e doentes crônicos.

ORIENTAÇÕES AOS ESTAGIÁRIOS DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM:

Neste momento o cronograma de estágios está mantido, no entanto a LUME fará o acompanhamento diário da evolução da doença. Sendo necessárias medidas serão tomadas a fim de assegurarmos a segurança do aluno.

 

MEDIDAS ADOTADAS PELA ESCOLA:

-A escola intensificará as medidas de higienização de ambientes como salas de aula, laboratórios e banheiros.

-Disponibilidade de álcool gel.

-Os bebedouros serão desligados, cada um deve trazer sua garrafa com água de casa.

-As janelas devem permanecer abertas para aumento da circulação de ar nos ambientes.

-Se você apresenta sintomas que se enquadram nos critérios definidos pelas autoridades sanitárias, evite a circulação em locais públicos, não compareça à escola e contate a vigilância epidemiológica do município ou busque orientação médica. Importante que você também informe a secretaria da escola via
e-mail ou WhatsApp (51)99974-2754.

 

IMPORTANTE: Esta orientação poderá mudar a qualquer momento, dependendo da reavaliação das condições e do monitoramento da doença.

 

Compartilhe este artigo: