Semana passada vi uma matéria no “Bom Dia Brasil” falando que apenas 20% dos brasileiros conseguem guardar um pouco de dinheiro, fato comprovado pela Beatriz Cutait onde ela afirma que 76% da população economicamente ativa não possui nenhuma espécie de aplicação financeira e vou confessar a vocês isso me assusta. Qualquer pessoa sabe que, para que tenhamos segurança financeira no futuro, obrigatoriamente devemos guardar dinheiro agora para aproveitar no futuro, mas o que me assusta ainda mais é conhecer os motivos que levam as pessoas a não guardar dinheiro, pretendo contar a vocês abaixo o porquê isso acontece.
A maioria de nós diz: “Eu quero ter dinheiro”, “Eu gosto de dinheiro”, “Eu preciso de dinheiro”, mas somente 2 em cada 10 brasileiros se planejam para tê-lo. Acho estranho somente alguns terem o que todos querem, mas entendo o porquê isso acontece. Nos meus 10 anos de assessor financeiro consegui entender como funciona a cabeça das pessoas que investem seu recurso comigo e cheguei a seguinte conclusão:
– “Eles são americanos” não de nascimento nem mesmo de nacionalidade, mas sim de comportamento. A cultura nos EUA é evidenciada para o investidor participar do mercado. Pensando no longo prazo, ele investe continuamente, mantendo a disciplina. O americano busca analisar empresas em crescimento, companhias que estão sempre investindo, crescendo nas suas receitas e na sua produção. “O percentual de investidores americanos em bolsa de valores é maior que o percentual de investidores brasileiros em qualquer tipo de aplicação”.
E isso não para por aí. Pesquisas mostram que em investimentos em bolsa de valores, por exemplo, o brasil empata com o número de investidores chilenos mesmo tendo uma população 9 vezes maior segundo o Wikipédia, já a comparação brasileira com os colombianos também é vergonhosa enquanto eles possuem 1.5 milhões de contas ativas em bolsa aqui no Brasil temos aproximadamente 700 mil, segundo a matéria do “valor econômico”.
Caso queira ser como eu um americano no comportamento e assim virar um poupador/investidor sugiro simplesmente fazer o que fazem os bons investidores independente de sua nacionalidade: controle suas despesas, trabalhe incansavelmente para ganhar mais, tenha uma proposta de valor para a sua vida, escolha bem seus parceiros financeiros e combine como será a comunicação, saiba o que você precisa resolver para conquistar suas metas de curto prazo e, ainda, conheça tudo sobre produtos financeiros, pois são eles que irão construir a sua prosperidade e fazer com que você tenha dinheiro para comprar suas recompensas.
Eder Marinho Baierle é graduado em gestão de empresas (Univates), pós-graduado em Finanças e Mercado de Capitais (Unijuí); Agente Autônomo de Investimentos, desde 2009, Mentor Financeiro e Instrutor dos cursos de Investimentos: Aprenda a Investir o seu Dinheiro, Aprenda a Investir na Bolsa de Valores, Master Futuros e Análise Técnica para Investimentos (do Grupo SEINVESTIR, Central do Investidor e Experato Investimentos).