O conceito foi criado pelo autor libanês Nassim Nicholas Taleb no livro Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos.
Escutei o termo “Antifrágil” pela primeira vez no último dia 12 de maio, em curso sobre marketing digital, em São Paulo. E o conceito me chamou muita atenção. Tanta que acabei indo pesquisar mais a fundo.
Para entendermos melhor este conceito precisamos, primeiramente, entender os dois anteriores. Uma pessoa frágil é aquela que se afeta por qualquer crítica, mudança contrária ao que pensa, geralmente carrega crenças limitantes, gosta da zona de conforto, tem ambições desde que não exija muito esforço. Tem grandes chances de desenvolver algum tipo de depressão.
Uma pessoa resistente é aquela que aguenta a crítica, se adapta a mudança, tem algumas crenças limitantes, se mantem na zona de conforto até que seja obrigada a sair, tem ambições, mas muitas vezes não as atingi por não saber como passar por cima dos obstáculos. Ela aguenta as adversidades sem alterar o seu estado. Por ser uma pessoa que guarda muito pra si, poderá desenvolver algum tipo de depressão.
Uma pessoa antifrágil é aquela que usa a crítica para se fortalecer, faz das mudanças oportunidades, vive de crenças fortalecedoras, não aceita a zona de conforto, planeja seus sonhos e ambições e as atinge, usa as adversidades como alimento do aprendizado, aliás, o seu mantra é evoluir sempre, buscando desenvolver suas habilidades. Usa as crises e fracassos como fatores de crescimento. Dificilmente desenvolverá algum tipo de depressão.
Agora que você sabe os conceitos, voltamos à pergunta do título: Você é frágil, resistente ou antifrágil?
Importante identificar em que estado se encontra, pois é a partir dele que você poderá mudar para o estado desejado.
Espero que tenha gostado do artigo e obrigado por nos acompanhar.
Abraço e até a próxima!
Luciano Fontana: é empresário, diretor e sócio – Fundador da Lume Centro de Educação Profissional. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS; Formado em Gestão e Liderança pela Escola de Executivos e Negócios do Instituto Albuquerque; Formado em Professional and Self Coaching, Leader Coach e Analista Comportamental pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. Pós-Graduado em Gestão Educacional pela UNISEB.