No artigo “Você se considera um gastador, poupador ou investidor?” pedi ajuda aos leitores do blog para que respondessem uma pesquisa sobre hábitos financeiros. Caso você não tenha respondido, pode fazê-lo agora, clicando AQUI.
Interesso-me muito pelo assunto, principalmente sobre educação financeira pessoal. Já li alguns livros e fiz alguns cursos e todos reforçam os benefícios que incorporamos em nossa vida ao estudarmos mais o tema.
Por isso, separei cinco benefícios comprovados da Educação Financeira.
Viver com menos preocupação e mais qualidade de vida
Se você educar-se financeiramente é provável que saberá administrar melhor o seu dinheiro, garantindo assim o pagamento de todas as contas do mês e ainda reservando um saldo para investimentos ou fundo de reserva. Sendo assim, estará pronto caso aconteça algum imprevisto ou apareça uma nova oportunidade de negócio. A falta de dinheiro, geralmente, causa uma certa intranquilidade e abala a confiança. Pessoas com dívidas e que não conseguem honrar seus compromissos têm maior chance de sofrerem com doenças como estresse, depressão, angústia e ansiedade.
Ter autonomia em nossas decisões
Com educação financeira você torna-se livre para fazer as suas escolhas, porque elas serão feitas dentro de um planejamento e cronograma de prioridades. Assim você passa do modo “deixa a vida me levar” para o modo “eu decido o que é melhor para mim”.
Poder planejar o nosso futuro e de nossa família
Aqui você estabelece prioridades e planeja como atingi-las. Você assume as rédeas da sua vida, escolhe as melhores opções. Vive o presente e prepara o futuro de forma consciente.
Ter prazer em consumir produtos e serviços
Engana-se quem pensa que educação financeira é abrir mão de tudo, cortar todos os gastos e só economizar. Pelo contrário, você continua consumindo, mas de forma consciente, sem culpa e sem comprometer seus rendimentos. Você tem um prazer prolongado em consumir, e não mais aquela sensação de “prazer” momentâneo, que dura minutos e depois se transforma numa terrível dor de cabeça e culpa.
Poder adquirir bens que necessitamos
Equilíbrio é a palavra chave. Manter o equilíbrio entre nossos desejos e nossas necessidades é fundamental. Com consciência financeira saberemos fazer as escolhas certas no momento certo.
Luciano Fontana é empresário e fundador da Lume Centro de Educação Profissional. Apaixonado por educação e finanças, tem como objetivo ajudar as pessoas na transformação da sua vida financeira.